03 novembro 2013

Significado do Filtro dos Sonhos

Olá sonhadoras! Estão gostando das postagens da Duda? Eu, estou adorando. Isso me fez criar mais vontade ainda pra postar algo bem interessante. Acabei de chegar de viagem, estou morrendo de sono, cansada, mas não podia deixar de postar, tenho que aproveitar minha inspiração.


Hoje falarei sobre o filtro dos sonhos, eu acho uma coisa assim tão linda, e resolvi procurar o seu verdadeiro significado, pois ele também é uma das minhas opções para a minha futura tatuagem.

"O filtro de sonho ou teia do sonho são mandalas de cura criadas pelos Índios-Americanos. A função é nos proteger, quando dormimos das influências negativas de nossos sonhos. O filtro é um objeto de poder, medicinal. Esta vinculado ao movimento da vida."


Parte cima do filtroTrabalha a cabeça. 


O Círculo- ( é a base do filtro) – representa o círculo da vida, símbolo do sol, da eternidade, do infinito, sem começo ou fim, nosso consciente, nosso corpo físico e mental, espiritual. 

 A teia- (Alma) – é o que tecemos para nossa vida, o caminho, livre arbítrio, o que percebemos no corpo emocional.

 O centro é nosso self ( si mesmo), eu-superior ou “Eu sou”, pode estar com uma pedra significando o olho Deus que tudo vê , ou vazio representando principio criador.

 As penas estão ligadas ao elemento( terra, água, fogo, ar) – e de que forma vemos a natureza é o ritmo e o movimento. A energia da pessoa.

 As pedrinhas As pedrinhas são formas de cura em que estamos precisando. Conexão com roda medicinal dos índios ensina a clareza, limpa mágoa, lida com medos.

 No Brasil, os xavantes, tupi também confeccionam os filtros. Para os índios a aranha é símbolo da vida. Quando alguém faz o filtro, esta tecendo a vida de uma pessoa. A aranha tece sua teia e não fica nela, esta sob ela, passa a transitoriedade da vida, o desapego.


 O filtro não deve ser feito com objetivo determinado como arrumar marido ou mudar de emprego. Feito para proteger das coisas negativas que vêm de fora e também das que estão dentro de cada um.



 Para os Nativos - americanos a Aranha é ao mesmo tempo Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Conta-se que no inicio da criação só havia escuridão, os povos andava às cegas e viviam se colidindo, a Vovó Aranha trouxe o sol e fogo e ensinou-lhes também a arte de fazer cerâmica. 



 Lenda dos Nativos-Americanos contam que um velho Índio ao fazer a busca da visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha e comunicou-lhe em linguagem sagrada. A aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Dizia: “Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios”. No final a Aranha devolveu ao velho Índio o aro e o cipó com uma teia no centro dizendo: “- No centro esta a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vêm de lugar chamado espírito do mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins, A teia quando pendura se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem esta dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do dia.”


 Cada filtro é único, trabalha as energias da pessoa, do ambiente é harmônico, trabalhando o corpo, físico, emocional, mental e sutil. O filtro é terapêutico, ao fixar nossa atenção na confecção do filtro altera nossa consciência e também limpa e equilibra. Em vinte e um dias filtra os bloqueios que impede sua plenitude e depois funciona como mandala de proteção.

Bom gente, é isso, espero que tenham gostado de saber mais sobre o filtro dos sonhos! Estou louca pra comprar um. Qualquer dúvida, manda pergunta no meu twitter o manda um comentário aqui em baixo.

Beijos, Elen.

2 comentários:

  1. Nossa quanto significado ^^ adoreiii :) beijos lindona aa passa lá no blog-
    http://thaizeaizza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo é demoníaco abre os olhos minha irma5o diabo está por trás disso tudo tome cuidado esse amuleto não permitirá que os anjos do senhor se acampe ao seu redor enquanto dorme vou orar por vc que Deus ti guarde.

    ResponderExcluir